Cuidado com os fogos de Artifícios

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Touradas e afins

(foto divulgação)



Emitimos esta errata em caráter de urgência.
Pedimos desculpas pelos transtormos e possíveis confusões que possamos ter causado tendo enviado o e publicado nota anterior a respeito do evento que se realizaria a partir de hoje 10.02 em PF.
Att
AAB





Há sim lei que proíbe esse tipo de atividade.
(Que não foi revogada como nos informou representante do poder público municípal.)

DECRETO Nº 24.645, de 10 de julho de 1934
Art. 1º - Todos os animais existentes no País são tutelados do Estado.
Art. 3º - Consideram-se maus tratos:
I - praticar ato de abuso ou crueldade em qualquer animal;
XXIX - realizar ou promover lutas entre animais da mesma espécie ou de espécie diferente, touradas e simulacros de touradas, ainda mesmo em lugar privado;
Art. 16 - As autoridades federais, estaduais e municipais prestarão aos membros das sociedades protetoras de animais a cooperação necessária para fazer cumprir a presente Lei.
 Associação Amigo Bicho é contra qualquer atividade que implique em sofrimento animal. Temos lutado constantemente para que as leis sobre proteção animal sejam cumpridas em nosso município. Tarefa árdua e por vezes frustrante, pois a maioria das vezes nossos apelos tem sido ignorados, mesmo estando embasados em leis federais, estaduais e/ou municipais.
Infelizmente só tomamos conhecimento da realização desse ato de barbárie um dia antes em que ocorreria, por este motivo não nos mobilizamos com antecedência.
Temos solicitado a todos os que respeitam a dignidade dos animais que se mobilizem e manifeste seu parecer ao MP, poder público municipal, imprensa, pois só com a mobilização conseguiremos formar uma grande força que não poderá ser ignorada.
Estamos tentando contato com o Ministério Público para tentar impedir que esse ato se realize. Dependemos dos promotores da lei para que a mesma seja cumprida.
Nossa posição é de repúdio e indignação, pois mais uma vez nosso município trata com descaso uma lei de proteção aos animais.
Devemos lembrar que tortura não é arte nem cultura. Aqueles que se comprazem com o sofrimento de outrem são insensíveis à dor de qualquer ser vivo, não apenas dos animais ditos irracionais. Atos de crueldade degradam os homens.
Não tivemos tempo de organizar ato público , pois como já citei, fomos informados apenas quando já se iniciava a atividade. Estamos sempre tão envolvidos com situações de abandono e maus tratos a cães e gatos que por vezes nos alienamos de tais fatos. Ainda mais – como abominamos tais eventos procuramos saber o menos possível sobre eles, já que não conseguimos impedir que se realizem o que acaba incorrendo numa falha, pois acabam praticando atos contrários às leis vigentes como é o caso da tourada.
Nosso grupo não compactua de forma alguma com eventos que exploram animais, sendo assim não temos fotos sobre o ocorrido. Nenhum voluntário aceita ir a esses lugares nem mesmo para registrar as contravenções praticadas.
Faz-nos mal e seria difícil manter a calma frente a uma situação dessas e como normalmente as pessoas que freqüentam apreciam esses “espetáculos” corremos o risco de ser agredidos como já ocorreu com outros grupos que fizeram manifestação in loco (ver o caso de Pomerode em 2010 - Puxadas de Cavalos).


Maria de Lourdes Secorun Inácio


TORTURA NÃO É ARTE NEM CULTURA!

 
mppassofundo@mp.rs.gov.br - Ministério Público Estadual
gabinete@pmpf.rs.gov.br - Prefeito Airton Dipp
clovis@pmpf.rs.gov.br - Secretário do Meio-ambiente (SMAM)



- CRIME AMBIENTAL EM PASSO FUNDO VIROU SHOW!


"Shows e atrações internacionais"

http://onacional.com.br/noticias/cidade/12841

O blog O grito do Bicho se manifestou a respeito:
http://ogritodobicho.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009