Cuidado com os fogos de Artifícios

sábado, 10 de dezembro de 2011

Cuidado com os Fogos de Artifícios

As festas de final de ano estão chegando e para comemorar – principalmente no Réveillon - as pessoas recorrem aos rojões e fogos de artifícios.

Os cães possuem a sensibilidade auditiva maior que dos humanos. Por isso, a atenção dos donos deve ser redobrada nos períodos de festas, quando os rojões e fogos de artifício são comuns. Os animais podem se assustar e o medo acarretar uma série de traumas psicológicos e físicos alem de fugas pelo pavor do barulho.
Como é impossível impedir as pessoas de soltarem rojões pedimos que  sejam tomadas medidas preventivas para que o animal não sofra  demais com o barulho dos fogos.
  1. Deixe o animal em um local com várias pessoas dentro de casa ou o coloque num quarto onde os ruídos sejam minimizados.
  2. Não deixe o animal sozinho, os donos devem se programar antes do início das festas para que o animal esteja em companhia de alguém.
  3. No caso de bichinhos com histórico de problemas cardíacos, ou outras doenças em que o stress possa afetar a saúde é aconselhável uma avaliação médica nos dias que antecedem as festas para orientações e providências antecipadas. Em alguns casos são indicados medicamentos, mas é preciso que os donos procurem sempre orientação médica veterinária. 
  4. Prenda seu animal para evitar fugas, eles ficam desnorteados com o barulho, fogem desesperados e muitos acabam morrendo atropelados, outros nunca mais encontrados.
O medo causado pelos fogos pode acarretar transtornos à saúde do pet, desde traumatismos físicos até convulsões e complicações cárdio-respiratórias, causados pelo pânico. Caso isto aconteça procure assistência médica veterinária.
 

Para compartilhar as imagens desta campanha, utilize os links:
http://amigobichopf.com/fogosdeartificio-protejaseuanimal.jpg
http://amigobichopf.com/fogosdeartificio-protejaseuanimal2.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009