Cuidado com os fogos de Artifícios

segunda-feira, 2 de novembro de 2009


PERFIL
O que é a Associação Amigo Bicho?
A AAB é uma instituição sem fins lucrativos, de caráter social, assistencial e cultural, criada na forma da legislação civil, por escritura lavrada no Registro Civil de Passo Fundo.
Quando criamos?
A reunião do dia 14 de abril de 2007 formalizou a criação da AAB, cuja ata encontra-se registrada em cartório.
 
São finalidades da AAB:
a) orientação de proprietários, para o fim de incutir a necessidade de se observar o bem-estar do animal domestico e dos animais de tração;
b) identificação de animais submetidos a maus-tatos ou abandono para possibilitar a administração da posse responsável, com a tomada de medidas legais para responsabilização dos proprietários infratores;
c) propor ação civil pública, dentro de sua competência e na forma da lei, bem como ações judiciais visando o cumprimento das leis de âmbito federal, estadual e municipal, no que concerne a proteção do meio ambiente e no manejo de recursos públicos em prol dos animais domésticos, utilizados para tração e silvestres;
d) divulgar o conhecimento e o cultivo do bem estar dos animais domésticos e utilizados para tração, como forma de desenvolvimento social, cultural e político, através de ações como encontros, palestras e o exercício do controle populacional de cães e gatos;
e) apoiar toda forma de solidariedade que leve ao desenvolvimento dos cuidados e bem estar dos animais domésticos e dos animais utilizados para tração,
f) organizar materiais para divulgar a função pedagógica acerca dos cuidados e bem-estar dos animais domésticos e dos utilizados para tração;
g) castração de animais de rua através de profissionais habilitados e identificação de animais de rua ou de proprietários de baixa renda com o fulcro de criar cadastro de atendimento;
h) além das ações acima identificadas, a associação poderá desenvolver outras, com a finalidade do cumprimento dos seus objetivos.
Lembrando:
A Associação Amigo Bicho não recolhe animais.
Não possui abrigo. Utiliza-se de casas de passagem ou lares temporários oferecidos por voluntários.
Cada um é responsável pelo animal que encontra, incluindo alimentação, medicamentos e castração. Depois de recuperado e castrado a Associação Amigo Bicho auxilia na doação dos animais.
A Associação Amigo Bicho não recebe recursos do poder público, não firmou nenhuma espécie de convênio com a prefeitura municipal, trabalha com a colaboração de seus voluntários e organização de eventos para custear despesas.
Expõe no blog somente animais castrados ou com a garantia da cirurgia.
Não publica venda de animais e "namoros" de cães.
Enfatiza a castração e a posse responsável como primeiros passos para a eliminação do problema dos animais abandonados ou de rua.
As campanhas realizadas para arrecadação de valores servem exclusivamente para custear os gastos com os animais já atendidos e futuras esterilizações.
Não atende denúncias de maus tratos ou crimes ambientais, mas orientamos quais órgãos são responsáveis por esse serviço. É de competência dos mesmos ouvir e atender aos cidadãos do município. Caso você presencie situação de maus tratos, abandono de animais ou crime ambiental deve encaminhar sua denúncia aos órgãos públicos que devem tomar medidas sobre o caso:


Promotoria Pública de Passo Fundo:
Rua Bento Gonçalves - Tel.: 54 3313-5330

Secretaria do Meio Ambiente
Rua Uruguai, 760 - Tel.: 54 3311-5494
E-mail: smam@pmpf.rs.gov.br - site:
http://www.pmpf.rs.gov.br/secao.php?p=247&a=2
 

Em caso de dúvidas, consulte a legislação municipal sobre o assunto. A WSPA Brasil disponibiliza em seu site a legislação do município de Passo Fundo no que concerne à proteção animal.



PROJETOS ASSISTENCIAIS


A Associação Amigo Bicho também faz ações extra-muros, isto é, presta auxílio e orientação a pessoas e famílias com problemas relativamente pequenos, mas que somados com a realidade que vivem se tornam muito pesados.
O objetivo não é manter pessoas, mas dar "um empurrãozinho", isto é, ajudar substancialmente a saúde dos seus animais e educá-los como continuar a manter a sanidade de todos.
Para continuarmos a fazer este trabalho, contamos com a ajuda dos nossos amigos, aqueles que nos doam rações, medicamentos ou até depósito bancário para pagarmos as castrações.
Para isto, por favor, entre em contato conosco por e-mail ou para depósito de qualquer valor


ASSOCIAÇÃO AMIGO BICHO

CNPJ 10.866.350/0001-99
Caixa Econômica Federal
Agência 3063
Conta Poupança empresarial 022-50-0

(Vide Nossos Projetos)

AFILIADA WSPA



O Amigo Bicho de Passo Fundo representa um grupo de bem-estar animal e juntou-se à Rede de Afiliadas da WSPA. O primeiro evento do qual participou foi o workshop realizado em Porto Alegre nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2008 para as afiliadas da região sul: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, através de suas representantes Maria de Lourdes Secorun Inácio e Diane Tauffer.
A Sociedade Mundial de Proteção Animal (WSPA - World Society for the Protection of Animals) é uma organização não governamental, sem fins lucrativos. Com status consultivo junto à Organização das Nações Unidas e ao Conselho Europeu, a WSPA trabalha a mais de 27 anos em prol do bem-estar animal. Sua visão é a de um mundo onde o bem-estar animal importe e os maus-tratos contra os animais tenham fim, e sua missão é construir um movimento global e unido de proteção animal.
A WSPA tem uma frente ampla e diversa de trabalho que inclui projetos educativos, campanhas de conscientização, resgate de animais e suporte técnico para afiliadas, além de uma mobilização constante para a criação e aplicação de leis específicas de proteção aos animais.
A rede de afiliadas da WSPA é a maior aliança de organizações de bem-estar animal em todo o mundo, com mais de 950 ONGs em 154 países. É uma força internacional, que conquista a atenção de governantes e formadores de opinião, ajudando a criar mudanças positivas para os animais em todo o mundo. As afiliadas vão desde grandes ONGs internacionais até pequenos grupos trabalhando em problemas específicos, todas procurando maneiras efetivas de melhorar o bem-estar animal em escala local, nacional e internacional.
Trabalhando juntos pelo Bem Estar Animal
A WSPA empenha-se em colaborar com os grupos de bem-estar animal e apoiá-los em todos os aspectos de seu trabalho. Os benefícios às ONGs afiliadas à WSPA:
Parceria:
Com a WSPA e outras afiliadas. Nas últimas três décadas, a WSPA tem implantado projetos de bem-estar animal efetivos e sustentáveis em todo o mundo, trabalhando com grupos locais que têm a habilidade e o conhecimento necessários em sua áreas. Desde uma operação de resgate animal em pequena escala a campanhas internacionais, a WSPA tem visto que parcerias desse tipo podem ter resultados práticos muito mais amplos e levar a mudanças de longo alcance.
Aconselhamento:
Da equipe da WSPA e de outras afiliadas. Grupos com menos experiência se beneficiam de outros já estabelecidos, que passaram por problemas semelhantes e poderão ajudar a resolver problemas e dividir conhecimentos.
Informação:
Técnica e legal. Através de recursos bibliográficos e audiovisuais da WSPA, que abordam desde controle populacional de animais de rua a campanhas e captação de recursos, e também através de grupo especial na internet, das revistas ‘Global Review’ e ‘Global Network‘, do programa de rádio ‘Trilha Animal’ e do boletim “Observador da Legislação Animal”.
Treinamento:
Através de workshops e seminários. Esses programas de capacitação abordam questões sobre bem-estar animal, campanhas, captação de recursos e gerência organizacional e ajudam a desenvolver a perícia e o conhecimento das afiliadas, fortalecendo as organizações e o movimento de proteção animal.
Fundos:
Para projetos de bem-estar animal através de programas de apoio ou patrocínio, que passam por um processo seletivo individual.
A rede brasileira de afiliadas é composta por 86 entidades em 19 estados. Elas atuam em diversas áreas como resgate e tratamento de animais domésticos e silvestres, programas de esterilização e adoção de cães e gatos, campanhas de conscientização sobre maus-tratos, uso de animais em circos e rodeios, campanhas para criação de legislação específica, programas educativos e outros. Em seu trabalho pela causa animal, na construção de uma sociedade menos violenta e mais compassiva, elas enfrentam dificuldades de todos os tipos e são um exemplo de força, coragem e dedicação.


Foto da reunião da WSPA em Porto Alegre, 2008. Da esquerda para a direita:
Paulo Ricardo Botafogo (Projeto Vira-Lata);
Elisabeth Mac Gregor (Gerente de Desenvolvimento da WSPA);
Maria de Lourdes (Amigo Bicho);
Fowler Braga (Quintal de São Francisco/Focinhos Gelados)




"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009