Cuidado com os fogos de Artifícios

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Gato é tudo de bom!

                        
Literalmente, gato é tudo de bom. A expressão – é um gato (uma gata), para citar a beleza e atração sexual, ou gatinho (a) para exemplificar a doçura, outras expressões presentes no nosso cotidiano como - pulo do gato – agilidade, olhar felino - olhar arguto, andar de gato – suavidade.

Se prestarmos atenção, os ditados populares são repletos de frases alusivas ao comportamento do gato como metáforas ao comportamento humano. Mesmo convivendo com eles fica difícil compreender seu modo de ser sem cair em certo antropomorfismo, ou seja, projetando no comportamento do animal características que são nossas.

Representa isso nossa dificuldade em aceitarmos o outro sem querer encontrar características que são apenas nossas? É possível amar sem querer transformar, igualar ou projetar nossas qualidades no outro?

Realmente somos seres estranhos, temos dificuldades em aceitar diferenças, o que não nos é semelhante não é bom. Fazemos isso constantemente. Com o amigo, vizinho, com a pessoa de outro estado, de outro país (esse então sempre será um bárbaro).

Esses são apenas alguns motivos para justificar o título desse texto. Gatos não te tratam de forma diferente se você fala russo, japonês, árabe ou português; se você é negro, branco ou amarelo; se você tem carro ou anda a pé; se é homem ou mulher; se usa roupas caras ou simples; se aparece diariamente em colunas sociais ou é um mero desconhecido; enfim eles não levam em conta as diferenças “abismais” que povoam a nossa arrogante sociedade.

Eles levam em conta algumas coisas que estamos deixando desaparecer, que não estamos cultivando e que estão nos tornando menos humanos. Como o amor, o respeito, a capacidade de compreender a dor que o outro sente, a tolerância e o fato de que nossa condição de animal é também a deles. O gato, com sua aguçada sensibilidade, percebe isso muito facilmente. Ele está aí para nos ajudar a resgatar essas “coisinhas “ que nos tornam melhores. Eles nos dão chance de recuperarmos nossa humanidade.

Se você ainda tem dentro de si amor para dar, vai poder desfrutar de um afeto inigualável adotando um gato, pois gato é tudo de bom!

Gato é tudo de bom! Desfrute da companhia de um e você verá que ainda é possível amar e ser amado sem condição nenhuma.
Texto e foto: Maria de Lourdes Secorun Inácio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009