Cuidado com os fogos de Artifícios

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jamanta

Este cão enorme, com cara de bobalhão, desengonçado, da raça Fila vivia na Granja de meu tio em Palmeira das Missões. Aconteciam muitos roubos à granja e depois que o tio o levou para lá, não houve mais roubos.
Ele conhecia os carros da família e dos empregados da granja. Porém todo e qualquer carro estranho que entrasse na granja ele cercava e não deixava as pessoas descerem sem que tivesse alguém que desse ordem para ele deixar as pessoas sairem. A paz e tranquilidade reinava absoluta sob a guarda do Jamanta.

O curioso é que na última vez que estive na granja, minha prima estava à postos para nos esperar prevendo que o Jamanta estaria por perto. Quando chegamos, logo avistei e fui a primeira a descer do carro e já chamei pelo nome dele e junto vieram seus dois sobrinhos, também Filas, a Frida e o Max. Minha prima apareceu logo em seguida espantada perguntando como tínhamos descido do carro. E tive pouco contato com ele, depois ainda brincando com os pequenos Max e Frida, ele com ciúmes veio também tirar fotos. E ainda se colocava na frente para aparecer bem.

Soube ontem que há poucos dias ele morreu. Uma filhote foi atacada por uma cobra venenosa no meio da lavoura e ao ouvir os gritos lá se foi o Jamanta defender sua amiga. Ele foi mortalmente picado. Mas antes de morrer travou combate com sua algoz matando-a e mais um lagarto enorme. Salvando os dois peões que trabalhavam no local e estavam acuados pelo réptil.

Quem, senão um bravo e guerreiro cão daria a vida por outro? Jamanta morreu conforme viveu, zelando, cuidando de seu lar e de seus tratadores.

Existirão mil Filas, e outros tantos JAMANTA's mas nenhum igual à ele.

Criei inclusive no Orkut a comunidade para ele: JAMANTA: O cão herói!
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=108089705


 
Claudete Feiten Pase.



Um comentário:

  1. Obrigada, Diane por divulgar a história do Jamanta. Temos que acabar co o mito de que essas cães de grande porte tal como o Jamanta da raça Fila sejam execrados em rede nacional quando atacam alguém e quando e quando são verdadeiros heróis não se vê, ou ouve notícia alguma. O jamanta tinha tudo para ser uma fera. E era uma fera para defender seu lar e seus tratadores. Era uma fera com alma de brincalhona e sabia reconhecer quem bem tratava e amava os animais.

    ResponderExcluir

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009