Cuidado com os fogos de Artifícios

domingo, 14 de setembro de 2008

Socorro

" Era julho, uma chuva fria caía, estavamos eu e a Solange levando a Potira (pulmão de sua dona, sem ela a Solange não respira!) ao retorno no veterinário, com uma cirurgia recém-feita. Seu marido Luis André nos liga apavorado com a situação de fome e miséria de um pobre cão sarnento, extremamente sarnento.
De imediato decidimos encaminhá-lo, não havia como e nem onde alojá-lo, perambulamos por diversos locais, ninguém o aceitou...
Então estes meus queridos amigos, apesar de todas a dificuldades em cuidar e alimentar 22 cães (são tratados todos como filhos dos dois) se prontificaram a custear parte das despesas do tratamento do pobre cão.
Ele permaneceu internado no Hospital Veterinário desde o início do mês de julho. Tratamento complicado, uma sarna demodécica dificílima de tratar. Seu organismo debilitado pela fome não reagiu aos tratamentos oferecidos, e ele passou a definhar, veio então a doença mais temida, alguns protetores nem falam o nome cruel da virose que assombra principalmente os abandonados, a maldita cinomose.
Foram quase dois meses internado, com atendimento da melhor qualidade, e se por acaso recuperasse um pouco a aparência de cão, mesmo assim corria o risco de algum dia a sarna visitá-lo impiedosamente.
Assim, quem o tivesse adotado dificilmente permaneceria com ele, e mais uma vez o abandono poderia fazer parte de sua triste vida.
Eutanásia. Considero a melhor alternativa em um caso assim, humanitária e indolor, seu sofrimento teve um basta, ficaria sequelado totalmente, estava praticamente em estado vegetativo. Dói na alma quando tomamos uma decisão destas em conjunto com o profissional responsável pelo animal, dolorido mas necessário. Quem sabe esta foi a única dignidade que este ser teve em sua existência...a morte digna por eutanásia!
Não esquecerei tão facilmente, tudo o que passamos na tentativa de salvá-lo e o olhar deste animal sobre a mesa de atendimento, louco de fome e as feridas sangrando, ele parou por alguns instantes, seus olhos nos meus...muito obrigado!
Eu entendi e fico grata por ter tido a oportunidade de dar um mínimo de dignidade a um ser tão mau-tratado e humilhado.
Meus sinceros agradecimentos ao Dr. Sergio Messina, que com muito respeito e consideração, se despediu dele por nós, energizou e deu o descanso que este pobre animal tanto precisava."
Diane.



Ele foi eutanasiado hoje, dia 03/09/08.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009