Cuidado com os fogos de Artifícios

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Falsos agentes de saúde responderão por exercício ilegal da profissão

Quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Publicação no Diário da Manhã
Falsos agentes de saúde responderão por exercício ilegal da profissão
Publicada - 03/12/2008 - Jornal Diário da Manhã

Detidos os homens que estavam vendendo e aplicando medicação de forma ilegal em cães na cidade. Em alguns casos, os animais morreram e outros ficaram gravemente doentes.

Através da denúncia de diferentes médicos veterinários e de agropecuárias sobre o aparecimento de cães seriamente doentes após terem recebido medicamentos ofertados nas residências de seus proprietários, o Ministério Público e a Patrulha Ambiental, juntamente com a Polícia Civil de Passo Fundo, passaram a investigar o caso. Conforme as denúncias e a divulgação dos fatos através da Ong de proteção animal, Amigo Bicho, os homens responsáveis pela fraude, e que se faziam passar por veterinários, foram detidos no final da tarde de segunda-feira, 01.

Conforme o boletim de ocorrência da polícia civil, o primeiro caso registrado oficialmente aconteceu no dia 23 de outubro, na rua Carlos Gomes, vila Rodrigues. Os homens estiveram na casa do aposentado Domingo Dorigon, e ofereceram a vacina para seu cão. O aposentado permitiu a aplicação do medicamento e, quinze dias depois, o animal passou mal. Ele foi levado a um veterinário que iniciou um tratamento, porém não foi possível a recuperação e o animal foi sacrificado.

O segundo caso registrado pela polícia aconteceu na noite de domingo, 30/11, no bairro Lucas Araújo. Nesta noite, dois homens chegaram na casa do músico Nunes, e ofereceram vacinas para seu cachorro. Como ele já sabia de algumas informações a respeito do caso, ficou desconfiado, negou a aplicação e resolveu seguir os homens para ver até onde iriam. Eles se dirigiram para as proximidades da rodoviária. Um deles entrou em um hotel na rua Ângelo Preto. Nunes informou a BM sobre o fato. Já no final da tarde de segunda-feira, 01/12, a Brigada foi avisada que havia três homens oferecendo as vacinas em uma casa na rua Ângelo Preto, Vila Cruzeiro, onde a vítima permitiu que a vacina fosse feita.

A BM foi até o local e conseguiu identificar dois homens. Um de 33 anos, de Porto Alegre e outro de 38 anos, residente em Passo Fundo. Com eles foram apreendidos frascos de medicamentos e seringas. Eles apresentaram notas fiscais da medicação, mas nenhum deles comprovou ser veterinário. Também foram encontrados cachimbos para o consumo de crack. Eles poderão responder por exercício ilegal da profissão e porte de entorpecente. Os homens cobravam até R$ 70,00 por aplicação.

O caso já havia sido denunciado pela secretaria de Saúde. Na semana passada, conforme o secretário Francisco Bittencourt, foi recebida uma denúncia de que um veículo estaria rodando uma zona perto do quartel dos Bombeiros, dizendo que representava a SMS. Estas pessoas ainda cobrariam R$ 5,00 para aplicar vacina anti-rábica nos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009