Cuidado com os fogos de Artifícios

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

R3ANIMAL

Quinta-feira, 11 de dezembro de 2008





Mensagem enviada por:

Profª Stella de Faria Valle - MV, MSc
Patologia Clínica Veterinária
Clínica Médica de Pequenos Animais
Curso de Medicina Veterinária
Universidade de Passo Fundo - UPF
Campus I - Passo Fundo/RS - Brasil

Durante o inverno, pinguins oriundos da região da Patagônia aproveitam as correntes marítimas e se deslocam na direção norte, normalmente até a altura de São Paulo e durante a primavera retornam às suas terras de origem, fechando naturalmente o ciclo.

Este ano, centenas de pingüins foram encontrados no Nordeste. Sinal de que algo errado está acontecendo na natureza.

Até 2007, em média 70 pinguins eram encontrados na costa catarinense, desnutridos e sem forças para retornar às suas origens. Com o apoio da Associação R3 Animal, no Parque Ambiental do Rio Vermelho – Polícia Ambiental, as aves são recuperadas e lançadas ao mar para continuidade da viagem até a Patagônia.

Um dos objetivos da Associação R3Animal, é a recuperação e reintrodução ao seu habitat natural, animais silvestres que de alguma forma tiveram sua existência prejudicada pela ação do único animal (ir)racional do planeta, o homem.

No final de agosto passado, um navio que cruzava o Atlântico, nas proximidades da costa catarinense, provocou um derramamento de óleo no mar.

Uma espécie de brilho proporcionado pela mancha de óleo confunde os pinguins, que imaginam estar mergulhando em um cardume de sardinhas. Resultado: muitos não resistiram e surgiram nas praias mortos de frio ou em função do óleo ingerido. Outros chegaram à costa debilitados e sujos de óleo.

Na primeira semana de setembro, aproximadamente 350 pinguins foram encontrados entre Florianópolis e Laguna. Foram “lavados um de cada vez”. A limpeza do óleo em um pingüim dura em torno de uma hora e meia. Recuperados, saudáveis e “impermeáveis” novamente, foram soltos ao mar para retornarem à Patagônia.

Outros 150 pinguins foram encontrados sem óleo no corpo, contudo, debilitados. Destes, restam 37, a maioria juvenis, que não apresentaram, até meados de novembro, condições de saúde perfeitas para serem lançados ao mar a tempo de aproveitarem as correntes favoráveis para retorno à Patagônia. Deverão permanecer nas dependências do Parque Ambiental até março de 2009.

Até duas semanas atrás a Polícia Ambiental dispunha de recursos para aquisição de sardinha para os pingüins. Não há mais recursos.

Os membros da Associação AR3ANIMAL estão bancando a alimentação dos pinguins. São necessários em torno de 28 kg de sardinha por dia.

A R3Animal solicita ajuda para manter os simpáticos e indefesos pinguins até março.
Qualquer quantia poderá ser depositada no BESC – Banco do Estado de Santa Catarina (Banco 027), Agência: 055-8, Conta Corrente: 90457-3. Para o RS, somente com transferência bancária. O Banco do Brasil ainda não está transferindo automaticamente.

O CNPJ da Associação R3Animal é 03.736.896/0001-60.

Ao efetuarem depósito, poderão enviar e-mail para nívea.r3animal@gmail.com ou nívea@r3animal.org.br informando o fato.

Uma pequena parte da natureza também agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009