Cuidado com os fogos de Artifícios

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Cãotinho Literário

O que é Centro de Controle de Zoonozes

Maria de Lourdes

Os Centros de Controle de Zoonoses são unidades municipais onde se desenvolvem atividades dirigidas aos vetores como aedes, flebótomos e simulídeos, dentre outros; aos reservatórios e hospedeiros como cães, gatos, bovinos, eqüídeos, suínos, ovinos e caprinos, animais silvestres e aves; aos animais sinantrópicos, como roedores, baratas, pulgas, pombos e morcegos; aos animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e abelhas.

A função dos CCZs devem ser a de praticar a vigilância epidemiológica das antropozoonozes.

Assim, o CCZ é apenas mais um órgão antropocêntrico que é responsável em cuidar da saúde pública, não dos animais recolhidos das ruas, ou seja, é responsável em não permitir a proliferação de doenças em humanos, mas não é sua função proteger animais de maus-tratos, nem proporcionar bem estar a eles dentro de seus estabelecimentos.

Nós protetores dos direitos dos animais, defendemos que os animais são seres vivos que habitam a Terra, são tutelados pelo Estado (Art. 1 do Decreto Lei 24.645/34) e por princípios constitucionais que vedam a prática de crueldade aos animais (Art.255 da Constituição Federal parágrafo 1 inciso VII, reiterados pela Lei de Crimes Ambientais 9.605/98 e Lei Federal 6.938/81 que define a política Nacional do Meio Ambiente); e nos sentimos agredidos quando ouvimos de pessoas que teriam por obrigação levar informações claras à população, usar de seus poderes para passar informações não corretas e disseminar idéias contrárias ao real sentido dos CCZs.

Hoje o acesso às informações tornam inconcebíveis versões particulares de conceitos com o intuito de se beneficiar da ignorância das pessoas com menos conhecimento. Acreditamos que é grande a responsabilidade de prestar serviços e esclarecimentos corretos à comunidade.

Portanto, leiam, informem-se, pesquisem. Nem todas as pessoas são passivas e assimilam “verdades” ditas sem nenhum fundamento real.

Dicionário:

Flebótomos fêmeas transmitem a leishmanioseos

Simulídeos, gênero de mosquitos transmissores da oncocercose, uma doença parasitária comum na África, mas conhecida no Brasil há apenas 40 anos por formar uma área endêmica restrita ao território ianomami. Com a equipe da Fiocruz, a pesquisadora padronizou para as espécies de mosquitos que existem na fauna brasileira as técnicas moleculares que detectam, no vetor, o parasita causador da doença.

Animais sinantrópicos são aqueles que se adaptaram a viver junto ao homem, a despeito da vontade deste, como exemplo os ratos.

Antropozoonose é uma infecção transmitida ao homem, por reservatório animal. A Raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem.

http://psiqueindiscreta.blogspot.com/2008/02/ccz-de-fortaleza-matadouto-gratuito.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009