Cuidado com os fogos de Artifícios

sábado, 12 de dezembro de 2009

SOS Cavalos de Carroça

O que é o SOS cavalo de carroça?   
 


O Hospital Veterinário da UPF mantém desde 2006 e  vem atendendo gratuitamente cavalos dos carroceiros em Passo Fundo.
A Associação Amigo Bicho se faz presente através da voluntária Diane Tauffer que intermedia o trabalho e a aproximação dos professores e acadêmicos junto aos carroceiros.
Hoje já são mais de 300 animais cadastrados que recebem vacinas, vermífugo, atendimento clínico e cirúrgico gratuitos.
O coordenador do SOS é o Professor Leonardo  Porto Alves.
O SOS é mantido pela UPF e  no seu início recebeu auxílio financeiro de  alunos da Universidade de Michigan nos EUA, que inclusive já visitaram os animais que ajudaram a ter uma melhor qualidade de vida, um verdadeiro “tour” por bairros e vilas carentes em nossa cidade.
Nas fotos vê-se alguns do atendimentos realizados nos anos de 2006 e 2007 nos bairros Bom Jesus, São Luiz Gonzaga, Parque Farroupilha, Santa Marta e Valinhos, além de muitos outros nichos de carroceiros em nossa cidade.
                                                                         
Atendimento Novembro de 2009 no Bairro Valinhos.

Mesmo com chuva foi realizado o atendimento no Bairro Valinhos no dia 28.11.09.
Foram atendidos 13 animais dos cerca de 30 previstos.
Na sequencia as fotos do atendimento.


MV Gabriela com o Sr Chicão presidente da Associação do Papeleiros de PF, que cedeu o espaço para a realização do atendimento.





PRECE DO CAVALO DE CARROÇA
(Adaptação da Prece do Cavalo. prece campeira, de autor desconhecido, quase sempre afixada  nos galpões, estábulos e CTGs)

" Dá-me de comer e mata-me a sede, e terminado o trabalho, guarda-me num local asseado, seco, ao abrigo das intempéries para descansar em conforto.
Fala comigo, tua voz significa para mim o mesmo que as rédeas.
Afága-me, às vezes, para que te possa servir com mais alegria e aprenda a te amar.
Não maltrates minha boca com o freio, nem me faça correr ao subir uma ladeira.
Nem exceda em peso a carroça que traciono, para te auxiliar a levar o pão de cada dia a mesa de tua família.
Eu te suplico; nunca me agridas e nem me espanque quando eu não entender o que queres de mim, mas dá-me uma oportunidade de te compreender.
E quando não for obediente ao teu comando, vê se algo não está errado em meus arreios ou maltratando os meus pés.
E finalmente quando minha utilidade terminar, meu corpo adoecer e não houver mais jeito, não me deixe morrer de frio ou de fome, à mingua, nem tão pouco me vendas a alguém cruel para que seja lentamente torturado até a morte.
Mas bondosamente, meu amo, sacrifica-me, através das mãos qualificadas de um veterinário, e teu Deus o recompensará para sempre.
Não me julgues irreverente se te peço isso, em nome daquele que também nasceu em um estábulo.
Assim seja."
(autor desconhecido)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Não comer carne significa muito mais para mim que uma simples defesa do meu organismo; é um gesto simbólico da minha vontade de viver em harmonia com a natureza. O homem precisa de um novo tipo de relação com a natureza, uma relação que seja de integração em vez de domínio, uma relação de pertencer a ela em vez de possuí-la. Não comer carne simboliza respeito à vida universal." Pierre Weil
"A questão não é a de saber se o animal pode pensar, raciocinar ou falar... a questão é: Eles podem sofrer?” Jeremy Bentham
 
Associação Amigo Bicho - CNPJ 10.866.350/0001-99 - 2009